Destinado a um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os 6 aos 10 anos, iniciou-se ontem um mês recheado de atividades para as crianças da freguesia de Porto Moniz, dinamizadas por uma equipa composta 4 monitores, 2 coordenadores e 1 enfermeira.
Idas às piscinas, passeios dentro e fora do concelho, jogos diversos, expressão plástica, aulas de música, dança e zumba, visita a museus, culinária e diversos workshops são algumas das atividades que serão desenvolvidas, de 1 a 31 de Agosto, num programa que está devidamente registado pela Direção Regional de Juventude.
Estão assegurados os transportes, lanches, seguros, materiais necessários para as atividades, t-shirts, bonés e entradas em infra-estruturas do concelho de Porto Moniz.
Filipe Balona Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Porto Moniz, começa por apontar que esta foi uma das suas promessas de campanha, aquando das últimas eleições autárquicas, e que já está a ser cumprida com menos de um ano de mandato.
“Este campo de férias é o resultado de um trabalho que começou a ser efetuado já desde o primeiro dia em que tomámos posse da junta de freguesia. Iniciámos contactos, procurámos atividades disponíveis, regulamentámos o programa, com a devida publicação em Diário da República e formalizamos o pedido de registo da atividade por parte da Direcção Regional de Juventude”, aponta o jovem presidente da freguesia mais populosa do concelho de Porto Moniz.
A alegria das crianças que participam neste campo de férias é indisfarçável, sendo que o plano de atividades do primeiro dia contemplou já uma visita ao Aquário da Madeira e ao Espaço Multiusos do Porto Moniz. Até ao final da primeira semana, as crianças que frequentam aquele campo de férias visitarão ainda a Esquadra da PSP do Porto Moniz, as Piscinas Naturais do Porto Moniz e o Aqua Parque, em Santa Cruz. A semana termina sempre com uma sessão de autoavaliação, onde as crianças poderão refletir e dar a sua opinião relativamente às atividades desenvolvidas durante a semana.
Filipe Balona Rodrigues destacou que a disponibilização daquele campo de férias visa não apenas proporcionar umas férias dinâmicas e ativas às crianças da freguesia, mas também ajudar os pais que trabalham no mês de agosto e que não conseguem por esse motivo assegurar acompanhamento dos filhos num mês em que não existem aulas.
“A nossa primeira missão será sempre, ao longo do nosso mandato, ir ao encontro das necessidades dos nossos fregueses, sejam eles crianças, jovens, adultos ou idosos. É por eles que cá estamos e é por eles que trabalhamos todos os dias”, terminou destacando que as actividades deste campo de férias decorrem todos os dias úteis, das 09h00 às 17h00.