A 24.ª edição do Festival de Etnografia e Folclore de São Martinho marca o próximo fim-de-semana, 19 e 20 de Agosto, com muita música e tradição à mistura, pelas 20 horas, no Centro Cívico da freguesia.
A iniciativa para preservar o folclore regional nacional e dar espaço aos grupos para mostrarem ao povo as suas raízes é da Junta de Freguesia de São Martinho e decorre de um investimento na área da cultura.
O presidente da Junta de Freguesia, Marco Gonçalves, em conferência, abordou o Festival com a envolvência de um conjunto de grupos, com cantares e bailados que convidam o público a conviver, com o folclore que retrata as vivências e festividades da “gente de antigamente”. A iniciativa inclui-se nas festas da cidade do Funchal e já se inicia hoje com visitas de todos os grupos, incluindo a chegada do grupo do norte do País, por toda a ilha, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
Também presente na apresentação do evento, Pedro Calado, presidente da autarquia funchalense, enalteceu o trabalho conjunto das três entidades, a Junta de Freguesia de São Martinho, a Câmara Municipal do Funchal e o Governo Regional, que apostam em privilegiar as tradições que construíram e acompanharam a evolução e adaptação do povo madeirense. O cartaz turístico também recebeu a atenção do secretário regional do turismo e cultura, Eduardo Jesus, que referiu o folclore como a “expressão da cultura mais popular” e “ um apelo às novas gerações” e destacou a importância do papel da Associação de Folclore e Etnografia na preservação e rigor, que representam “o mais fiel possível” a identidade cultural da Região.
Na sexta-feira, estão convidados a actuar o Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de São Martinho, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Martinho, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz, o Grupo Folclórico da Casa do povo de Gaula e o Grupo Folclórico da Boa Nova. No sábado, animam a noite o Grupo Folclórico da Quinta Grande, o Grupo Folclórico Romarias Antigas do Rochão, da Camacha, o Grupo Folclórico Monte Verde o Grupo Folclórico de Santa Rita e o Grupo Cultural ‘Os Medroenses’, do Douro.
Texto Jéssica Sousa