A Junta de Freguesia de São Pedro associou-se às festividades da Festa do Vinho 2022 com a iniciativa “Arte e Vinho na Freguesia de São Pedro”, que decorreu na Quinta das Cruzes.
Esta iniciativa esteve dividida em dois momentos e contou com a presença de algumas dezenas de habitantes da freguesia que se associaram a iniciativa. O primeiro momento decorreu no Museu Quinta das Cruzes, tratando-se de uma conferência apresentada pela investigadora Rita Rodrigues dando a conhecer referências artísticas relacionadas com o vinho nos vários espaços culturais e religiosos da freguesia, terminando este momento com uma visita ao Museu.
O segundo momento da iniciativa, decorreu nos frondosos jardins da Quinta das Cruzes e teve por objectivo mostrar e provar “as novas tendências do Vinho Madeira”, onde os participantes puderam degustar novas tendências do Vinho Madeira, a forma como o vinho poderá ser apresentado e bebido.
Segundo Manuel Filipe, presidente da autarquia, “esta iniciativa faz todo o sentido de acontecer em São Pedro, não por ser uma freguesia com muitas explorações vitícolas, mas porque o Vinho Madeira está fortemente ligado à arte e a história da Madeira e São Pedro é uma freguesia que quer se afirmar com uma identidade cultural, sendo a freguesia da Madeira onde se pode encontrar mais museus e património cultural”, agradecendo o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura