A Casa do Povo de São Pedro dinamizou no último domingo, 11 de Dezembro, um workshop sobre o Bolo de Mel. A iniciativa esteve a cargo da pasteleira de profissão, Isa Gomes, que transmitiu aos presentes o processo de manufacturação da iguaria típica no Natal madeirense.
O Bolo de Mel, elaborado com mel de cana, vários frutos secos, nomeadamente cidra, passas, amêndoa torrada e nozes, foi perfumado com especiarias, tais como, noz moscada, canela e pimenta.
A massa elaborada no domingo ficou a levedar por três dias, a cozedura realiza-se na tarde desta quarta-feira.
A formadora Isa Gomes levou uma massa já levedada, que foi ao forno de modo a que os participantes no workshop pudessem degustar a tão apreciada iguaria.
O presidente da Casa do Povo de São Pedro destacou a iniciativa como um complemento à exposição sobre o Bolo de Mel, patente ao público nas instalações da instituição até 15 de Janeiro de 2023. Manuel Filipe sublinhou ainda a tradição da manufacturação do Bolo de Mel na freguesia de São Pedro ao longo de vários séculos, com a existência de duas fábricas que ainda confeccionam o bolo e broas de mel de cana actualmente, sendo duas referências ao nível regional.
Na próxima segunda-feira, 19 de Dezembro, pelas 16 horas, a Casa do Povo de São Pedro promove um novo workshop, desta feita sobre Broas de Mel, também sob a orientação de Isa Gomes.
Tanto a exposição, da autoria do Museu Etnográfico da Madeira, como os dois workshops têm como principal objectivo reavivar a tradição de utilização do Mel de Cana nos doces natalícios e transmitir às gerações mais jovens as tradições.