O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, inaugurou hoje a nova atribuição toponímica, Largo João Abel Caldeira Leal, no centro da freguesia de São Gonçalo, que era até aqui identificado como Largo do Stop.
O nome do antigo regedor e presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo foi proposto pelo actual presidente de junta, Tiago Freitas e aprovado pela Câmara Municipal do Funchal.
Numa cerimónia emotiva que contou com familiares do ex-autarca, tendo este desempenhado funções entre 1977 a 1993, Pedro Calado referiu-se a uma “homenagem justa”, tendo enaltecido “o trabalho e a política de proximidade que ensinou a todos” e o “homem que tanto lutou e ajudou a ultrapassar tantas dificuldades da população”.
O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas considerou um “dia histórico”, tendo realçado as características do antigo autarca: um “homem bom, crente e que nos momentos cruciais tudo fez para que as suas propostas fossem aceites”. Tiago Freitas também aproveitou para destacar as obras de beneficiação realizadas recentemente no Largo.
Rubina leal, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, filha do homenageado, também assinalou a política de proximidade que o pai manteve ao longo dos seus cinco mandatos e sublinhou ainda a “audácia” que lhe era característica.
A placa hoje descerrada com o nome João Abel Caldeira Leal está escrito em braille.