Está agendado para hoje, terça-feira, dia 16 de Janeiro, o início de mais um “Tempos de Hortifruticultura”, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor, que pretende esclarecer, informar e formar os agricultores da localidade. Apresentar soluções para o cultivo da cerejeira e divulgação e promoção da Agricultura Biológica são os dois grandes objectivos da edição deste ano, que se prolonga até ao próximo dia 6 Fevereiro.
Este é, de resto, um projecto que conta já com algum historial nesta freguesia do concelho de Câmara de Lobos que tem na agricultura a sua principal actividade económica, nomeadamente com a fruticultura, merecendo a cereja o maior destaque.
Para os próximos dias estão programas um conjunto de iniciativas que incluem, entre outras, uma conferência e actividades pedagógicas várias com os alunos da EB1/PE do Jardim da Serra. Os temas andarão à volta das produções locais, nomeadamente a plantação e cultivo de cerejeiras, merecendo a agricultura biológica grande destaque.
A par da formação teórica, será, igualmente, promovida uma aprendizagem no terreno, com destaque para as habituais enxertias de frutícolas que se fazem nesta altura do ano. Os pomares da freguesia serão, então, visitados por técnicos da Direcção Regional de Agricultura, com o objectivo de se proceder à renovação das árvores de fruto com novos enxertos. Serão, igualmente, plantadas várias cerejeiras nas bermas das estradas e caminhos.
Nos últimos anos tem sido notória a diminuição da produção de cereja, com consequentes quebras para a economia das famílias da localidade. Os motivos dessa quebra devem-se, sobretudo, à morte de uma parte significativa das árvores produtoras, sem motivo aparente. Tem havido um trabalho conjunto dos agricultores com os técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas no sentido de ser encontrada uma solução para o problema, embora não tenham sido, até à data, encontradas soluções duradouras.