A Junta de Freguesia de São Gonçalo entregou recentemente um apoio de incentivo à natalidade a mais sete famílias dessa freguesia. A sessão de apresentação, decorreu na sala da Assembleia de Freguesia de São Gonçalo, onde o Executivo Funchal Sempre à Frente, reforçou a sua intenção em querer continuar a garantir proximidade junto dos munícipes de São Gonçalo,mantendo total disponibilidade para apoiar socialmente as famílias.
Trata-se de um cheque no valor de 200 euros, no caso de se tratar do primeiro filho, e de 250 euros no caso de ser o segundo, terceiro ou quarto filho. O apoio foi criado com vista a colmatar uma carência social identificada, sendo totalmente financiado pela Junta de Freguesia de São Gonçalo com um valor máximo de seis mil e quinhentos euros.
“No âmbito das nossas competências, e após aprovação em assembleia de freguesia por unanimidade de todas as forças políticas, o executivo de freguesia tem um papel fundamental que passa por estruturar mecanismos de incentivo à natalidade e apoio à infância, criando estímulos de apoio à fixação das pessoas no território, que permitam diminuir os fatores associados à reduzida taxa de natalidade e os custos associados à parentalidade, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia, bem como estimulação do comércio local”, refere o autarca.
Já tinham sido apoiadas 16 crianças no âmbito desta iniciativa, cujo regulamento está disponível para consulta e que abrange todos os que são da freguesia.
Esta é uma medida pioneira em São Gonçalo, e o Executivo de Freguesia realça que o incentivo social reveste a forma de atribuição de um subsídio pecuniário sob a forma de cartão pessoal e intransmissível das lojas do grupo “Sonae”, a atribuir aos bebés nascidos na freguesia para a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.
“O Executivo de Freguesia, pretende promover o desenvolvimento saudável em higiene e conforto dos bebés da nossa freguesia e acreditamos que estes apoios vêm de encontro às necessidades verificadas e constatadas. É particularmente gratificante e compensador presenciar que os apoios que são definidos para uma franja da população chegam e fazem realmente a diferença no dia-a-dia dos nossos fregueses!”, termina Tiago Freitas