A freguesia do Caniço foi distinguida com o ‘Selo de Mérito’ na 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), atestando, desta forma, que promove as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
Esta rede faz parte do projecto ‘Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais’, que conta com o apoio institucional da Merck.
O Caniço está, desta forma, entre as 42 instituições autárquicas que foram seleccionadas, das 54 candidaturas apresentadas, para receber esta distinção, assente no projecto de formação que é promovido de há cinco anos, ‘Ser cuidador informal’. “Esta formação já vai para a sua sétima edição e tem sido um sucesso pois tem formado pessoas nesta área e na qual ficam capacitadas para ser Cuidador Informal”, refere Milton Teixeira, presidente da Junta, em comunicado enviado à comunicação social.
O ‘Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais’, lançado em 2020, enquadra-se no projecto corporativo global ‘Embracing Carers’, tendo como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objectivo concretizar projectos capazes de ajudar, na prática, quem cuida.