A VI edição do Monte do Imperador será “repleta de actividades e de muitas surpresas” com intuito de “captar a atenção e reter o mais tempo possível os nossos moradores e visitantes ao longo do dia, aproveitando a oferta cultural que temos preparada”.
O cortejo etnográfico, que percorrerá as principais ruas da localidade, torna-se o ponto mais alto da iniciativa organizada pela Junta de Freguesia.
O desfile está marcado para o próximo domingo, pelas 17 horas, e terá “duas centenas de participantes”, adianta a presidente.
Uma ocasião sempre aguardada com enorme expectativa, fruto da qualidade dos trajes que de ano para ano são sempre melhorados e que recriam um acontecimento histórico em homenagem ao imperador Carlos de Áustria, rei da Hungria que chegou à freguesia no dia 22 de Fevereiro (exilado) de 1922, explica a presidente da Junta.
Idalina Silva dá conta do leque de acções que começam às 11 horas com apresentação de quadros vivos à época de 1920 e a primeira representação de outro símbolo da freguesia: “o comboio do Monte”.
Ao longo do dia haverá sempre animação local com música alusiva à efeméride: “Teremos violinos, harpas e grupo de danças circulares e tradicionais da Madeira”.
“Estamos em crer que será um bom programa, que coincide com o Dia da Mãe, logo mais um motivo para uma visita à nossa freguesia, e experienciar as diferentes actuações”, afirmou em jeito de publicidade considerando que a panóplia de recriações vai ao encontro das instituições e do tecido comercial.
“A verdade é que trabalhamos para salvaguardar o nosso património imaterial, as nossas tradições e costumes, mas se pudermos associar este cartaz à promoção turística com todas as mais-valias que isso traz para o comércio, tanto melhor. Julgo que a cada ano é um objectivo que francamente fica cumprido, e estamos certos que a próxima edição irá ser linda e maravilhosa”, observou a sete dias da iniciativa animar a freguesia do Monte.