O Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta (CEDECS) está organizar o segundo encontro de brincos tradicionais da Madeira vai acontecer na freguesia do Arco da Calheta no sítio do Loreto, a 7 de Setembro, por ocasião da festa de Nossa Senhora do Loreto, um dos arraiais mais concorridos da Região.
O objectivo deste encontro é reavivar a tradição típica madeirense dos brincos que acontece de uma forma espontânea nos arraiais em toda a ilha da Madeira, mas de um modo especial nos arraiais do Monte, Ponta Delgada e no Loreto.
Do ponto de vista histórico era nestes três arraiais que se destacava o maior número de grupos de brincos, compostos por pessoas a tocar manchetes, rajão, viola de arame, brinquinho, bombo e acordeão e outros instrumentos, tradição que ainda hoje resiste.
Importa salientar que os grupos de brincos eram grupos não organizados de pessoas que se juntavam para tocar e cantar ao desafio nos arraiais.
Era assim que o povo, de uma forma espontânea, manifestava o gosto pela música tradicional e um modo de expressão cultural, de convívio e de animação dos arraiais.
A participação era voluntária, dinâmica e aberta a quem se quisesse juntar ao grupo para cantar e tocar.
Na festa em honra de Nossa Senhora do Loreto, reconhecida como um dos arraiais realizados na Madeira, os brincos eram um dos principais atractivos para os romeiros e an alma da animação da festa pela noite dentro.
O Encontro Brincos, organizado pelo CEDECS, conta com apoio da Câmara Municipal da Calheta e da paróquia do Loreto.