A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai passar a disponibilizar, de forma gratuita, um serviço de recolha de monos domésticos. Móveis, colchões, assim como resíduos de equipamentos eléctricos e eletrónicos, vão passar a ser recolhidos das casas, mediante agendamento prévio. O executivo da Junta aprovou esta medida na última reunião.
“A medida pretende, por um lado, contribuir para a melhoria da imagem do território, evitando a presença de monos na via pública, que têm um impacto ambiental e visual negativo, podendo ainda constituir um constrangimento à mobilidade dos peões”, refere nota à imprensa. Além disso, pretende facilitar a retirada destes objetos de habitações, muitas delas ocupadas por pessoas idosas ou com menor mobilidade.
O executivo da Junta apela à população local para que os monos sejam recolhidos directamente ao domicílio, de modo a evitar a presença dos mesmos no espaço público, que se quer cada vez mais limpo.
“Este é mais um serviço de proximidade, adaptado à necessidade das pessoas, que visa uma freguesia cada vez mais limpa, valorizada, promotora do bem-estar da população e salvaguardando a saúde pública e o meio ambiente”, explica o presidente Pedro Araújo.
É intenção da Junta conciliar este novo serviço com a promoção da economia circular, através de um processo de triagem que permita a reciclagem de alguns destes monos, como por exemplo, os eletrodomésticos.