A Junta de Freguesia de Santa Luzia anunciou, que a partir do dia 1 de Agosto, a abertura das candidaturas ao “Apoio ao Ensino” destinado à aquisição de material escolar para alunos do 1.º e 2.º ciclos, beneficiários de ASE – Acção Social Escolar (Escalões 1, 2, 3 e 4). As inscrições decorrem até 31 de Agosto de forma presencial ou por e-mail.
Conforme explicou o presidente da Junta de Freguesia, Tiago Rodrigues, para beneficiarem desta medida “os alunos e/ou encarregados de educação devem dirigir-se à Junta de Freguesia para formalizar o pedido, juntando apenas quatro documentos: o cartão do cidadão (do aluno e do encarregado de educação), o documento comprovativo do Escalão da Ação Social Escolar e o comprovativo de morada”.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia “o montante a atribuir ao beneficiário é definido com base no Escalão de Acção Social Escolar. Assim, os alunos com Escalão 1 e 2 receberão 35 euros e aos beneficiários dos Escalão 3 receberão 25 euros e 4 será atribuído um o montante de 20 euros.
“A medida foi desenhada de forma a que todos os alunos com baixos recursos financeiros e que frequentem o ensino pré-escolar e básico tenham acesso, sem burocracias excessivas, a uma comparticipação económica equitativa”, realçou o presidente da autarquia.
Para Tiago Rodrigues, “através desta medida, o executivo está a promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino entre os alunos residentes na freguesia, além de combater a exclusão social e o abandono escolar precoce”. Em 2023, este apoio beneficiou um total de 60 estudantes residentes em Santa Luzia, com candidaturas aprovadas ao abrigo do apoio à aquisição de material escolar.