Estão a decorrer as Festas de São Roque, no Funchal, desde o passado dia 9 de Agosto, mas a programação ainda conta com muita diversão até 24 de Agosto, com o Enterro do Osso. Já hoje a noite será animada pela pela Tuna da Universidade da Madeira (21 horas), Miro Freitas (22 horas) e pelo DJ Pedro Pestana.
Para amanhã está prevista a actuação de Pedro Garcia (21 horas) e Miguel Pires “We Love Portugal” (23 horas), e domingo o palco está por conta da Banda 3D e Vasco Freitas (22:30). Nesse dia, um dos momentos altos é a procissão dos mordomos que acontece após a miss das 12h30. Segunda-feira, Montreal Band (20 horas) e Toy (23 horas), são os cabeças de cartaz das Festas.
O palco está montado junto à igreja de São Roque sendo que todo o cartaz e organização é da responsabilidade da Comissão de Mordomos, que anos após ano procura elevar a fasquia da festa. “Vamos ter este ano uma grande festa, que vai honrar a freguesia, as suas gentes e o nosso padroeiro”, garante ao DIÁRIO, Válter Lopes, que é o primeiro mordomo da edição deste ano das Festas de São Roque. “Além de um cartaz que conta com os melhores artistas madeirenses da atualidade, a organização traz a São Roque um cantor de renome nacional como é o caso do Toy, e aposta em muitas inovações”, continua Válter Lopes, que este ano, pela primeira vez, é um dos seis mordomos escolhidos para organizar as Festas de São Roque.
“É uma honra muito grande, e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade. As Festas de São Roque já atingiram uma dimensão que obriga a um grande compromisso e muita dedicação”, faz questão de destacar. Este ano, três homens e três mulheres são os responsáveis por organizar a festa. Segundo a tradição, são eles que vão procurar angariar mais festeiros, para ajudar no investimento feito na organização das Festas, e são eles que, segundo a mesma tradição, vão nomear durante a missa de domingo, em honra de São Roque, os seis mordomos que vão organizar a Festas de São Roque 2025. Os interessados, têm até amanhã para se inscreverem como candidatos à Comissão de Mordomos para o próximo ano.
“O nosso objetivo é fazer a melhor festa do Funchal”, aponta Válter Lopes, destacando como grande novidade deste ano, o palco orbital que foi montado junto ao adro da igreja. “O palco costuma ficar na zona do miradouro, mas como são cada vez mais as pessoas que participam na festa, optamos por reposicionar o palco, para proporcionar mais espaço a todos os que acorrem às Festas de São Roque.”
O investimento é maioritariamente privado. A organização conta com o apoio de algumas empresas, mas também com a parceria do Município do Funchal e da Junta de Freguesia de São Roque. O autarca da freguesia, Pedro Gomes, sublinha a importância do evento. “Já é uma das mais importantes festividades do concelho, e de ano para ano, traz cada vez mais pessoas à freguesia”, diz o presidente da Junta de São Roque, que vai continuar a apoiar a organização. “Tem um impacto significativo na dinamização da economia local, atraindo visitantes e movimentando milhares de pessoas”, nota Pedro Gomes, frisando a importância do evento para os pequenos negócios familiares da freguesia.