Foi em Bruxelas que Celso Bettencourt e Jaime Vieira acertaram que as Juntas de Freguesia de Câmara de Lobos e Rabo de Peixe, localidade dos Açores, celebrariam dentro em breve um acordo de geminação. A formalização da união será materializada em Janeiro, por ocasião do aniversário da freguesia câmara-lobense, momento em que já terão inventariado um leque de acções que ajudarão a solidificar a amizade.
Isso mesmo dá conta Celso Bettencourt, que aproveita para explicar os motivos pelos quais ambos os autarcas viram vantagens para avançar com um acordo deste tipo: “Ambas as freguesias têm muitas semelhanças em determinadas áreas e também enfrentam em grande parte os mesmos constrangimentos”. O retrato ficou ainda mais nítido nesta deslocação para discutir problemas ligados ao sector da pesca.
“Dado que os problemas vividos ao nível local não acolhem respostas cabais junto da Estado e também da União Europeia, achamos que na associação e no trabalho de questões que nos são comuns, um meio ou um instrumento importante de procura de soluções e formação de solidariedades estratégicas, além de que somos duas freguesias com muitas ligações à actividade piscatória, duas regiões ultraperiféricas, e sentimos que há muita coisa a fazer”, complementou o social-democrata madeirense. De resto, comunga que o facto de o colega açoriano ser do mesmo partido [PSD] ajudou a estabelecer o entendimento.