A ACRCG – Associação Cultural e Recreativa, no âmbito da comemoração do Pão-por-Deus realizou, hoje, dia 1 de Novembro, um , destinado às crianças do Sítio da Cruz da Guarda, Porto da Cruz.
“Esta actividade encerra o Ciclo do Trigo que se iniciou em Janeiro do presente ano, desde a sua semeadura, a apanha até à debulha que se realizou em Julho. As sementes e, por conseguinte, a farinha, provêm de sementes antigas, não modificadas dando ao pão uma consistência e sabor ímpares”, indica nota à imprensa.
“Foi uma manhã de cantares, sabores e muita história que perpassou pelas várias gerações presentes, em que os mais velhos ensinaram aos mais novos esta tão nobre arte”, acrescentou.
E concluiu: “as senhoras, por coincidência, têm o mesmo nome, Maria Marques e Maria Marques, com 81 e 91 anos, trabalharam toda a manhã, numa actividade que ainda faz parte do seu dia-a-dia e, pelo meio da tarefa, foram contando histórias e reavivando memórias, como por exemplo, quando os avós faziam os brindeiros para dar aos seus netos, tradição que hoje foi reavivada”.