A Junta de Freguesia de São Gonçalo aprovou por maioria o orçamento contendo o valor previsional de 445.600 euros, o que permite reforçar a sua acção política continuando devolver o apoio às Famílias através dos seus programas de apoio, nomeadamente, o Programa de Protecção Social e Família, no valor anual de 45 mil euros, o Programa Escola e Formação Activa, no valor anual de 10 mil euros, o Programa Bolsa de Estudo, no valor anual de 26 mil euros, o Programa Apoio e Incentivo à Natalidade, no valor anual de 6.500 euros e no Programa de Apoio de Materiais de Construção Civil, às Famílias Carenciadas, no valor anual de 22.500 euros.
“Estes programas reflectem o compromisso da Junta de Freguesia em promover o bem-estar social e apoiar as famílias, especialmente em tempos de necessidade, esclarece o presidente da autarquia funchalense.
Por outro lado, reforçou, no âmbito das suas competências e atribuições, as dotações financeiras paras apoio às instituições da freguesia, nomeadamente, ao Clube Desportivo 1º Maio, Clube de Tiro, Caça e Pesca da Madeira, Associação de Basquetebol da Madeira, mantendo o apoio firmado com a Associação Nuvem Aquarela, Associação Abraço Janota, com a Casa do Povo de São Gonçalo e com
a Universidade Sénior de São Gonçalo, proporcionando um apoio total de mais de 8.500m euros.
Durante esta reunião, o Executivo de Freguesia apresentou aos vogais da Assembleia os novos protocolos a serem celebrados com a Associação de Basquetebol da Madeira e com o Clube de Tiro, Caça e Pesca da Madeira. Após análise e apreciação, os protocolos foram aprovados, mais uma vez, por unanimidade, reforçando o compromisso da Junta de Freguesia em apoiar e promover actividades desportivas e recreativas que beneficiem a comunidade.
“A Junta de Freguesia de São Gonçalo, sob a liderança do grupo Funchal Sempre à Frente apresenta um grande orçamento que abrange todas as grandes áreas de intervenção social, não descurando, as áreas de intervenção da responsabilidade do poder local. Continuaremos a garantir a limpeza dos diversos arruamentos, a promover a elegância dos nos sos espaços ajardinados, a zelar pela qualidade dos abrigos de autocarro, a manter um apoio incondicional à comunidade escolar através do apoio diverso às escolas da freguesia. Este orçamento foi estruturado para que ninguém fique de fora. As dotações financeiras foram ampliadas, permitindo apoiar um maior número de moradores de São Gonçalo e responder às necessidades de todas as faixas etárias e contextos sociais. Com este plano, reafirmamos a nossa dedicação em construir uma freguesia mais inclusiva, sustentável e dinâmica, onde cada habitante sente o impacto positivo do trabalho da Junta”, justifica Tiago Freitas
A votação da proposta de Orçamento para ano 2025, Plano de Actividades, Plano Plurianual de Investimentos apresentado pelo Executivo de Freguesia, foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do vogal independente, António Jorge Pinto, a abstenção de um vogal do PS e do BE e os votos contra de Paulo Bruno Ferreira, Duarte Severim e de Flávio Silva, registando-se ainda a falta de comparência de um dos vogais do Partido Socialista.