A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria passa a disponibilizar serviços de reabilitação e psicomotricidade, graças a um protocolo firmado esta manhã com a Associação Causa Social. Este apoio é destinado aos idosos da freguesia.
A reunião para formalizar o acordo realizou-se na sede da Junta, com a presença dos presidentes, Pedro Araújo e Maria Martins, bem como da tesoureira da Junta, Luciana Gonçalves.
“O projecto resulta do levantamento em curso por parte da Junta de Freguesia para identificar idosos que necessitam de acompanhamento ou apoio, assegurando que ninguém fique desamparado”, explica a autarquia em nota à imprensa.
Estes serviços serão realizados por uma profissional da Associação Causa Social, com intervenções personalizadas e ajustadas às necessidades específicas de cada idoso, mediante encaminhamento da Junta.
A rede de apoio social da Junta passa agora a contar com esta vertente, que se junta a programas como a entrega de refeições confeccionadas ao domicílio e actividades de enriquecimento social.
Está ainda para breve a implementação do programa ‘Check In Sénior’, que consistirá na realização de contactos diários com os idosos mais isolados da freguesia por um grupo de voluntários.
Pedro Araújo, destacou que “esta parceria reforça o compromisso da Junta em valorizar os idosos”, sublinhando que “o bem-estar sénior é uma das principais prioridades do executivo”.
Por sua vez, Maria Martins, presidente da Associação Causa Social, enalteceu a colaboração, referindo que “a união de esforços é essencial para a implementação de soluções mais efectivas”.
A Junta reitera o convite a todos os moradores para identificar idosos em situação de vulnerabilidade, preenchendo o formulário disponível nos serviços administrativos ou on-line, para que possam beneficiar desta rede de apoio.