O projecto +Perto iniciou-se em Setembro de 2024, pela Junta de Freguesia de Santa Luzia e no próximo dia 21 de Fevereiro, às 15 horas, na sala da Assembleia da Câmara Municipal do Funchal, está marcada a apresentação do projeto com o objetivo de informar e sensibilizar a comunidade local sobre a importância da atividade física para a saúde dos mais velhos
Este é um projecto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa YOUTH4OR (YOUTH 4 OUTERMOST REGIONS), que pretende promover a inclusão social e o envelhecimento activo dos idosos da freguesia de Santa Luzia. Soraia Rodrigues tem trabalhado em colaboração com a Associação Exemplos Sábios, oferecendo aulas de ginástica funcional a um grupo de 40 idosos. Agora, o desafio é expandir essas actividades para aqueles que, por diversas razões, não podem deslocar-se até o centro da actividade.
Semanalmente, 10 idosos serão acompanhados, identificados em parceria com a Junta de Freguesia e o Centro de Saúde locais. “A proposta é garantir uma intervenção personalizada e adaptada às necessidades de cada idoso, utilizando material gímnico específico, dando a entender que a atividade física vai além da prática nos ginásios e clubes para esse feito. Com este trabalho, procurou-se não apenas reduzir o isolamento, mas também promover a autonomia e melhorar aspectos físicos, cognitivos e emocionais dos participantes, contribuindo para um aumento da socialização e um sentimento de segurança”, explica nota à imprensa.
Ao treinar em casa é possível criar uma rotina confortável, sem a necessidade de deslocação ou de enfrentar a agitação de um ginásio, para além de que, é uma realidade, a falta de capacidade económica por parte da população idosa para investirem nesta orientação profissional.