• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Delegação espanhola acolhida pela escola Bartolomeu Perestrelo
23 Março, 2025
‘Cãominhada’ alertou para a importância do bem-estar animal no Imaculado
28 Março, 2025

Imaculado apresentou primeiros indicadores do Diagnóstico Social

27 Março, 2025 às 9:55

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria apresentou ontem, quarta-feira, pelas 19 horas, no Espaço Geração Imaculado, os indicadores preliminares do Diagnóstico Social da freguesia.

Esta iniciativa, coordenada pelo psicólogo Hugo Fernandes com o apoio da psicóloga Helena Andrade, representa um passo fundamental para compreender melhor as necessidades sociais da comunidade local e orientar futuras intervenções e políticas locais.
A apresentação contou com a presença de diversas entidades institucionais, entre as quais a presidente do Instituto de Emprego da Madeira, Vânia Jesus, que fez questão de representar pessoalmente o Instituto.

O evento foi aberto pelo presidente da Junta de Freguesia, Pedro Araújo, que iniciou a sessão agradecendo o empenho de Hugo Fernandes e Helena Andrade na coordenação deste diagnóstico, bem como a colaboração de todas as entidades parceiras envolvidas.

O autarca destacou a importância de um processo de análise dinâmico e baseado em dados mensuráveis, que permitirá um acompanhamento contínuo da realidade social da freguesia e uma gestão ainda mais eficaz das respostas públicas.
Durante a sessão, Hugo Fernandes apresentou uma análise detalhada de cada uma das áreas avaliadas no diagnóstico, abordando temas como habitação, educação, emprego, saúde e respostas sociais.

Helena Andrade destacou os números mais relevantes, chamando a atenção para indicadores que merecem maior reflexão e que poderão motivar futuras intervenções da Junta de Freguesia e das instituições parceiras.

Os dados apresentados resultam de um trabalho rigoroso de recolha e análise de informação, com a colaboração de diversas entidades, incluindo o Município do Funchal, a Investimentos Habitacionais da Madeira, o Instituto de Emprego da Madeira, a Segurança Social e a ASA.

No encerramento do evento, Pedro Araújo salientou a importância da cooperação entre entidades locais e regionais para a implementação de soluções eficazes, evidenciando o papel fundamental da Comissão Social de Freguesia neste processo.

Sublinhou ainda algumas das respostas sociais já implementadas pelo executivo ao longo do atual mandato, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do Imaculado Coração de Maria.
A apresentação dos indicadores preliminares marca um passo crucial na construção do diagnóstico, antecedendo a próxima fase do processo, que incluirá uma revisão do documento e a integração dos resultados obtidos através da auscultação da população.

Share
Francisco José Cardoso
Francisco José Cardoso

Publicações relacionadas

12 Agosto, 2026

Funchal Folk regressa ao Funchal com grupos de sete países entre 17 e 21 de Agosto


Ler mais
8 Agosto, 2026

Junta do ‘Imaculado’ acolhe gata que se tornou mascote


Ler mais
2 Agosto, 2026

Conselho Consultivo Jovem em debate


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Universidade Sénior vai a Roma com o Erasmus+
  • Junta de São Pedro aproxima bolseiros da vida da freguesia
  • Santa Luzia reforça apoio escolar e chega a 95 alunos
  • Sílvia Mata dá voz às memórias de São João de Latrão
  • Maria da Conceição Martins distinguida após 55 anos de emigração em França
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.