O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava foi ao Campanário anunciar o avanço de novos arruamentos. Nas comemorações de mais um aniversário da freguesia, Ricardo Nascimento disse já ter o visto do Tribunal de Contas para lançar o Caminho Agrícola da Pedra, dando conta de que está em preparação a requalificação a Estrada das Voltas, abaixo do ‘Vista Alegre’. Além disso, fez fazer que aguarda a abertura de candidaturas do PRODERAM para recandidatar outros caminhos a apoios comunitários.
Ainda no que toca a acessibilidades, o autarca não esqueceu as obras em curso, nomeadamente, a construção do Caminho do Tranqual ou a requalificação do Caminho do Pedregal, que beneficia um grande núcleo populacional. A pavimentação da Estrada da Adaga foi, igualmente, lembrada.
Quanto a outras requalificações, não esqueceu a intervenção na antiga escola do Porto da Ribeira, transformada em habitação através da Estratégia Local de Habitação.
A par disso, Ricardo Nascimento fez questão de destacar os apoios que têm sido concedidos pela sua vereação à população da freguesia, em diversas áreas. “Apoiamos actualmente 118 crianças com o pagamento de 40% da mensalidade da creche, já ajudámos 42 famílias na requalificação as suas casas e 186 pessoas beneficiam do cartão do idoso que ajuda na aquisição de medicamentos e fraldas e comparticipa exames complementares”.
De caminho, sublinhou o apoio à cultura através da dinamização do Espaço do Artesão, do Carnaval trapalhão na freguesia, da Feira do Campanário, dos eventos de Natal, do apoio às associações e aos eventos religiosos, com destaque para o apoio autárquico à sala de espólio da igreja do Campanário, entre outros.
Também o presidente da Junta de Freguesia do Campanário aproveitou a ocasião para fazer um balanço ao trabalho feito. “Temos tido, desde 2021, diversas reconstruções integrais de veredas que não ofereciam condições de segurança à circulação, sendo este tipo de intervenções o principal foco do nosso executivo, situação que se manterá até ao final deste mandato, pois temos no terreno e por concretizar dentro em breve novas requalificações de veredas”.
David Sousa ressalvou ainda a recuperação de todos os fontenários existentes na freguesia, num total de 14, uma empreitada que, disse, “devolveu a operacionalidade destas infraestruras e procurou valorizar o seu legado através da devolução da sua traça arquitetónica original”.
Frisou ainda a construção de um miradouro no sítio do Pinheiro e a recuperação do miradouro da Senhora dos Caminhos, empreitada que começará em breve.
Ao presidente da Câmara pediu “mais e melhores arruamentos”, apontando para a construção da Estrada da Pedra de Nossa Senhora, uma nova Estrada na Amoreira, uma nova Ligação no Pico Frade, uma ligação entre a Estrada dos Terreiros e o Caminho da Mulata; um novo arruamento no Sítio de São João, entre outros já identificados.
Recordou a construção de um parque infantil na freguesia, equipamento desejado pela população que aguarda pela conclusão deste processo.
Ao representante do governo regional, na pessoa do secretário Nuno Maciel, recordou a necessidade de um auditório adequado às necessidades da freguesia, um pavilhão desportivo, uma zona de lazer e bem-estar direcionado à crianças e à prática de desporto, assim como o nó da via rápida.
Alertou ainda para a necessidade de “resolução do impasse em que se encontra o Calhau da Lapa, local de elevado interesse patrimonial e histórico da nossa freguesia”, pedindo ao Governo e às forças vivas da freguesia que “se pense o futuro do Campanário numa perspectiva de desenvolvimento integral e que este seja um governo de compromisso para connosco, mas sobretudo de execução”.