O antigo presidente do Governo Regional destacou, ontem o papel da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, realçando o seu papel na manutenção da cidadania activa dos seniores, num tempo em que a democracia enfrenta riscos globais associados ao autoritarismo.
Alberto João Jardim evocou ainda o desenvolvimento da Madeira ao longo das últimas décadas, sublinhando o papel da adesão à União Europeia e a utilização dos fundos comunitários.
O antigo governante participou na abertura do ano lectivo 2025/2026 e 3.º aniversário da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, que se celebrou, ontem, na Escola da APEL.
Pedro Araújo agradeceu a todos os formadores, formandos e parceiros envolvidos, valorizou o contributo de Alberto João Jardim para o desenvolvimento da Madeira e, num gesto simbólico, ofereceu-lhe uma medalha evocativa da história da freguesia. O presidente da Junta de Freguesia comparou a autonomia constitucional da Madeira à descentralização administrativa a favor das freguesias, sublinhando que ambas se legitimam pela proximidade ao cidadão, princípio pelo qual promete continuar a lutar.
Com mais de meia centena de participantes e quase duas dezenas de formadores, a Universidade Sénior conta com mais de vinte actividades semanais e tem vindo a consolidar-se como referência regional na promoção do envelhecimento activo.