
A Festa da Castanha da Serra voltou a ser celebrada, este domingo, nas zonas altas do Campanário.
O evento é organizado pela Associação Desportiva do Campanário, com o apoio da Câmara Municipal, e apresenta-se como uma festa de cariz popular, realizada no meio de um chão de castanheiros que valoriza as zonas serranas da freguesia para celebrar uma das tradições locais que junta centenas de populares.
Jorge Santos, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, realçou que esta iniciativa que acontece há cerca de 15 anos e que serve para manter viva a tradição da castanha da serra e seus derivados.
“É neste ambiente de festa e de animação popular que recordamos muitas das tradições populares, como o jogo do peão e o salto da corda, a que se juntam caminhadas pela natureza envolvente e passeios a cavalo”, referiu o autarca, citado em nota de imprensa,
O presidente destacou também o trabalho da organização deste evento descentralizado “que traz alegria e convívio às serras do Campanário”.
“Trata-se de uma tradição com identidade local, celebrada no Chão Boieiro, na zona da Trompica, onde se regista a maior produção de castanha do concelho, o que faz deste evento um grande cartaz promocional da Castanha produzida na Ribeira Brava”, vincou Jorge Santos, reafirmando o apoio da autarquia neste e noutros eventos “com pertinência e enquadramento local”.
A Festa da Castanha da Serra inclui gastronomia e iguarias associadas à castanha, animação popular com grupos de despique e acordeões, ao longo da tarde, onde o clima ameno e o ambiente festivo convidam a população a participar nas atividades programadas.