
Quatro docentes da EB1/PE/Creche de Maroços e Santo António da Serra participam, entre os dias 10 e 15 de Novembro de 2025, na sua quarta mobilidade internacional, no âmbito do projecto “O Amor Presente na Partilha”, integrado no programa Erasmus+ KA122.
A candidatura, apoiada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, tem como principal objectivo “inovar as práticas pedagógicas e promover o sucesso educativo das crianças e alunos, com especial foco na sustentabilidade e no ambiente”, realça a coordenadora do projecto, em comunicado de imprensa.
A mobilidade decorre na cidade italiana de Florença, onde os professores e educadores irão frequentar o curso estruturado “The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education”.
Durante uma semana de formação intensiva, o grupo de docentes terá a oportunidade de conhecer e explorar algumas das abordagens educativas mais relevantes desenvolvidas em Itália e na Europa a partir do século XX.
Entre os temas em destaque estarão o Método Montessori e o Método Reggio Emilia, criado por Loris Malaguzzi, que serão abordados de forma interactiva. Através da comparação entre diferentes teorias e práticas, os participantes serão convidados a reflectir sobre as suas metodologias de ensino e sobre a importância de reconhecer a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
O programa inclui ainda uma componente dedicada ao método de Bruno Munari, “Brincar com a Arte”, bem como uma introdução à Educação Positiva e à Psicologia Positiva. Esta combinação de perspectivas visa “promover um processo de aprendizagem dinâmico e inspirador, centrado no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo”, refere a mesma nota.
No final da formação, os participantes serão desafiados a conceber um projeto educativo para as suas escolas, integrando os conhecimentos adquiridos e aplicando o modelo de ‘Design Thinking’, como ferramenta de inovação pedagógica.