
Localizado na Rua Maria Ascensão, o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Camacha é “uma resposta social de grande importância para a comunidade local”, que apoia actualmente 21 utentes.
A informação foi revelada pela Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, na sequência de uma visita de Paula Margarido a esta resposta social especializada.
A secretária regional, acompanhada pela directora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Ana Sousa, e pela vogal do conselho directivo do Instituto de Segurança Social da Madeira, Mara Rodrigues, deu continuidade ao ciclo de visitas que tem promovido junto de Instituições, Particulares de Solidariedade, CACI’s e diversas entidades parceiras da pasta que tutela.
“A atenção do Governo Regional em descentralizar os Centros de Atividades e Capacitação reforça a nossa vontade de fazer com que estas respostas sociais especializadas cheguem ao maior número de pessoas, garantindo que este apoio esteja mais próximo dos utentes e das suas famílias no concelho da sua residência”, constatou Paula Margarido, durante a visita.
A governante enalteceu também o trabalho do CACI da Camacha, “uma instituição que garante dignidade, desenvolvimento de capacidades e oportunidades reais de inclusão para as pessoas com deficiência na sua área de abrangência”.
Inaugurado em 2009, o CACI da Camacha está dotado de boas condições infraestruturais e tem vindo a otimizar um vasto leque de atividades ocupacionais, desde as artes criativas ao apoio técnico para a prática de atividades da vida diária, apostando também em áreas complementares como a terapia ocupacional, a psicologia e a actividade motora adaptada.