Foi no âmbito do programa Eco-Escolas que a EB1/PE/C da Ponta do Sol hasteou, hoje, a bandeira verde, numa forma de reafirmar o compromisso da escola com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis junto da comunidade educativa.
A cerimónia contou com a presença de várias entidades e parceiros institucionais, entre os quais a Câmara Municipal da Ponta do Sol, a Junta de Freguesia da Ponta do Sol, a Direção Regional do Ambiente, a Direção Regional de Educação, representada por João Costa Silva, a Associação Avesso, a Casa do Povo da Ponta do Sol e a Escola Secundária da Ponta do Sol.
De acordo com os coordenadores do programa, José Martins, Fernando Cabeceiro e João Pereira, o “Programa Eco-Escolas assume um papel fundamental na formação dos alunos, ao promover a sensibilização ambiental e incentivar a adopção de comportamentos responsáveis e sustentáveis. O programa pretende contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais, tanto a nível local como global.”
Na sua intervenção, o director regional da Educação sublinhou a importância da educação ambiental, defendendo que a escola tem um papel central na sensibilização das novas gerações para a protecção do ambiente e para o desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimónia, a comunidade escolar entoou o Hino Eco-Escolas, “uma criação conjunta de alunos e professores que reflecte os valores do programa”. Houve ainda espaço para uma acção de sensibilização dedicada às abelhas e à produção de mel, apresentada pelo aluno Enzo Daniel, do 4.º B, em colaboração com o seu encarregado de educação.
O momento encerrou com uma visita guiada aos espaços exteriores da escola, dinamizada por um aluno do 4.º B, que apresentou as diversas actividades ambientais em curso, terminando com um simbólico chá de honra