
A Casa do Povo da Ilha assinala, esta sexta-feira, 23 de Janeiro, o seu 35.º aniversário, com uma cerimónia que terá lugar no auditório da instituição a partir das 18h45. Durante a sessão, tomarão posse os novos órgãos sociais para o quadriénio 2026/2029.
O programa inclui a recepção aos convidados, a projecção de um vídeo com as actividades desenvolvidas em 2025 e a sessão comemorativa, presidida pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel. O evento termina com a atuação do grupo de música tradicional madeirense Quattro Cantos, da Casa do Povo de Santa Cruz.
Criada a 23 de Janeiro de 1991, a Casa do Povo da Ilha é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com o objectivo de apoiar a população e dinamizar ações de carácter sociocultural. Em 2025, a instituição promoveu diversas atividades locais com forte envolvimento da comunidade, mantendo vivas tradições, incentivando o convívio e fomentando o diálogo entre gerações.
O Centro de Convívio manteve o seu funcionamento e a Casa do Povo organizou três grandes eventos de âmbito regional: a Exposição Regional do Limão, o Dia do Emigrante e a Semana Cultural da Ilha, reforçando a promoção da freguesia, o debate de ideias e o incentivo à dinâmica económica local.
Para 2026, a instituição pretende continuar com esta linha de actividades, mantendo a sua missão de apoio à população e promoção da cultura local.