

E vão dois. Dois candidatos à delegação da ANAFRE. Marco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, é também candidato à coordenação da Delegação Regional da ANAFRE na Madeira.
A decisão foi assumida durante a participação no Congresso Nacional da Associação Nacional de Freguesias, realizado em Portimão, no entanto o assunto vinha sendo ponderado há alguns meses pelo agora está desfeito o tabu.
Exercendo o seu segundo mandato, autarca social-democrata considera que a dimensão e a complexidade social de São Martinho impõem uma maior intervenção nos espaços de decisão do poder local, defendendo uma ANAFRE regional mais activa, com maior capacidade de influência junto das instâncias regionais e nacionais.
“Quando se representa uma freguesia com esta dimensão e densidade, não é possível ficar à margem dos grandes debates sobre o futuro das freguesias. Há uma obrigação política de intervir, de influenciar e de defender soluções que respondam às reais necessidades das populações”, afirmou esta manhã ao DIÁRIO.
Marco Gonçalves defende uma coordenação regional centrada na defesa das competências, dos recursos e da autonomia das freguesias, acima de alinhamentos partidários.
“A ANAFRE deve ser um espaço de unidade, de convergência e de afirmação política do poder local. A diversidade existe, mas a defesa das freguesias exige posições firmes, diálogo institucional e capacidade de influência”, sublinhou.
As eleições para a coordenação da ANAFRE Madeira realizar-se-ão em Março. Até lá, o candidato pretende ouvir os autarcas das 54 freguesias da Região, com vista à construção de uma solução representativa, assumiu.
Com este anúncio de Marco Gonçalves sobe para duas candidaturas à delegação da ANAFRE. Ontem mesmo João Noberto Pita, presidente de Junta dos Canhas, predispôs-se ser candidato.