Carla Andrade
Carla Andrade
Entre a rocha montanhosa e o mar incolor com o reflexo do céu a colori-lo de azul, encontra-se uma pequena, mas nem por isso menos bela, freguesia. Aqui, ouve-se o gritar da memória a ecoar de entre as veredas calcetadas. Estou a falar-vos do nosso, também vosso, jardim à beira mar. Falo no plural, porque aqui, nós, os jardineiros, vivemos em comunidade.
As praias (as mais conhecidas Portinho, Vigia e Enseada) com o tradicional calhau basáltico com formas mais ou menos ovais, as ondas a formarem-se com a sua sinuosidade espectacular e a quebrar nas rochas menos profundas, o povo acolhedor e bom anfitrião. São o nosso cartão de visita, o nosso postal.
Conhecida pelas ondas, pelo surf e pelos surfistas que não se deixam amedrontar pela força do mar da “ponta jardim”. A fama que leva pelo mundo é a de ser a freguesia com um dos melhores spots para a prática de surf na Madeira, especialmente depois de ter acolhido o Red Bull Big Wave Challenge em 2000 e o Campeonato Mundial de Surfing em Fevereiro de 2001. Ainda me lembro de estar sentada, com as “pernas penduradas” no parapeito do muro que separava a terra do mar a vibrar com estes espectáculos.
Mas nem só do mar se faz este “pedaço” de paraíso, o nosso Jardim do Mar teve origem numa fajã de formação desconhecida e provavelmente anterior à descoberta da Ilha. No cimo do vale, o mar passa de timbre principal a ruído de fundo, e aqui escutamos o chiar dos pássaros que atravessam o horizonte num canto afinado.
Somos uma terra de histórias, onde a cada vereda há uma velha estória. O nosso roteiro turístico são o património que se foi mantendo: a nossa igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosária (1907), a velha capela de Nossa Senhora da Piedade (1736), o moinho, as fontes, a promenade à beira mar, a eira perdida na montanha.
Este, este é o Jardim do Mar, o nosso local predilecto que capta todas as atenções e onde a portuguesa saudade fica nos que foram e não voltaram, nos que querem regressar.
Parece poesia, é um facto. Mas não é fácil fugir a este registo quando se fala do nosso, do vosso, Jardim do Mar. Uma terra com passado, com presente e que não se deixa ficar apenas na memória. Venha visitar-nos e conheça você mesmo este jardim à beira mar.