
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre (EBTorre) iniciou 2026 com uma forte dinâmica europeia, no âmbito da sua Acreditação Erasmus+ KA121 – Educação de Adultos, bem como dos projectos Rede de Escolas Associadas UNESCO e Rede de Escolas de Educação Intercultural. As iniciativas têm promovido a interculturalidade, a valorização do património e a educação para a cidadania global, consolidando parcerias internacionais e envolvendo aprendentes adultos em experiências de mobilidade.
Após acolher quinze docentes europeus em regime de ‘jobshadowing’, a escola recebeu 12 aprendentes e três professores do CEA de Yecla (Espanha), com actividades pedagógicas conjuntas, intercâmbio cultural e visitas, reforçando laços entre Madeira e Espanha.
A EBTorre recebeu também um docente do CEPA de Parla, que dinamizou um Curso Intensivo de Inglês e cursos de Língua e Cultura Espanhola, dirigidos aos formandos dos cursos EFA.
Em Março, está prevista uma Mobilidade de Grupo de Aprendentes Adultos no CIPIA, em Itália, proporcionando aos formandos uma imersão europeia para desenvolver competências pessoais e profissionais.
A escola participará ainda em ‘jobshadowing’ na Noruega, Espanha e Guiana Francesa, ampliando a sua rede internacional.
A EBTorre mantém-se como uma “escola aberta ao mundo”, onde o Erasmus+ promove “crescimento, inclusão, valorização da diversidade cultural, da interculturalidade e de uma cidadania europeia activa e responsável”.