Vários cidadãos da freguesia de Campanário, concelho da Ribeira Brava, mostram-se indignados com a Câmara Municipal, pela decisão desta, sem consultar previamente os moradores e utilizadores diários da zona, passar a Estrada da Pretelha, junto à escola do 1º ciclo, de dois sentidos para apenas um. A alteração já foi aprovada em reunião camarária, estando a sua implementação pendente da mudança dos sinais de trânsito.
Na opinião dos cidadãos, esta é uma situação que causará constrangimentos nas horas de maior afluência de viaturas, sobretudo nos momentos de entrada e saída de alunos da principal escola primária da freguesia, que conta actualmente com mais de 200 alunos. Além disso, alertam para o facto desta alteração ao trânsito poder vir a provocar congestionamentos na saída da Via Rápida.
Acrescem a estes problemas as dificuldades de acesso às moradias existentes ao longo desse arruamento, uma vez que as rampas de acesso foram construídas tendo em conta os dois sentidos da estrada, inaugurada que foi em 2004, aquando da ampliação da escola. Os populares lamentam que esta alteração tenha sido feita sem que previamente tivessem sido ouvidos aqueles que diariamente utilizam esta estrada.
Segundo conseguimos apurar, no passado mês de Janeiro entregaram um abaixo-assinado na Câmara Municipal da Ribeira Brava, mas ainda não obtiveram qualquer resposta da parte do Município.