Desde o final da semana passada que os automobilistas e transeuntes que percorram a ER101, entre o Santo da Serra e a Camacha, se deparam com as bermas da estrada supostamente ‘queimadas’ por herbicida utilizado na limpeza da vegetação que ali abundava, transmitiram-nos alguns moradores do Santo da Serra, que não deixam de mostrar alguma preocupação face ao sucedido.
São vários os quilómetros que evidenciam a aparente utilização descuidada de um produto químico, nas proximidades de linhas de água, terrenos agrícolas, em contacto directo com pessoas e animais.
Perante este cenário, alguns moradores já questionam a legalidade desta utilização aparentemente indevida, nomeadamente no que concerne à aplicação de pesticidas em em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação.
O Diário das Freguesias contactou a Junta de Freguesia do Santo da Serra e a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Direcção Regional de Estradas no sentido de saber que entidade teria sido responsável por esta intervenção. Todas elas nos transmitiram que a utilização de pesticidas neste tipo de limpeza vai contra as suas regras de actuação.