São vários os eventos, um pouco por toda a Ilha, que se associam, hoje, à ‘Hora do Planeta’, uma iniciativa promovida pela WWF (World Wildlife Found), que desde 2007 tem vindo a alertar as populações para a necessidade de aquisição de hábitos sustentáveis, que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Na Calheta, pelo quarto ano consecutivo, acontece a uma corrida nocturna que percorre a marginal, entre as 20h30 e as 21h30, e que conta com mais de 600 inscritos.
Em Machico, às 20h, há a ‘Marcha da Luz’, na Rua do Leiria, depois de um dia repleto de actividades várias. À meia noite, lugar para performances e espetáculos, complementados com fogo de artifício.
Na Ribeira Brava acontece a Corrida Noturna Acin Neon Color Run. Já a Câmara de Santa Cruz associa-se à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves numa série de acções dedicadas à promoção da sustentabilidade e das questões ambientais na Casa da Cultura de Santa Cruz, a partir das 14h.
O Funchal também não quer deixar passar em claro este momento. A partir das 20h30, irá desligar as luzes das fachadas dos Paços do Concelho e as luzes interiores dos museus municipais. Além disso, a Câmara promove, em parceria com a Associação de Atletismo, a 1.ª Corrida Nocturna do Planeta. Destaque, ainda, para o evento “Yoga pelo Planeta – Madeira”, que acontece às 20h no Mercado dos Lavradores, promovido pela Academia NOVA ERA.