Lino Sá
Lino Sá
Situada no centro do concelho da Calheta, desde 28 de Dezembro de 1676, encontra-se a Freguesia dos Prazeres, a sua designação provém de uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, ali edificada anteriormente à criação da Paróquia da Nossa Senhora das Neves.
Freguesia com cerca de 750 habitantes, mas que com muito gosto, conta diariamente com muitos visitantes.
Como sabem tão bem as tardes de sossego, bem relaxantes, onde podemos usufruir de vistas magníficas, não fosse quase toda a freguesia um miradouro!
Quem visita os Prazeres, diz que parece estar em outro mundo, acordar e apenas ouvir o cantar dos pássaros, sair à rua e contemplar a harmonia entre o verde dos campos e o azul do céu, ouvir um bom dia de alguém que nunca viu antes, a simpatia genuína e a humildade das nossas gentes, são algo que não tem preço e que criam momentos quentes mesmo nos dias mais frios.
Uma terra onde todos se conhecem, onde ainda se mantêm alguns costumes, tradições, princípios e onde também se adquirem muitos valores e isso sente-se quando as pessoas que nos visitam ficam marcadas pelo nosso acolhimento, respeito e simpatia.
Começando pelos picos mais altos da freguesia, onde se iniciam trilhos de BTT, que também servem os praticantes de trail running, são zonas que proporcionam a quem por ali passa ar puro e fresco, assim como uma vista ampla e maravilhosa, começando no verde… perdendo-se no azul do mar e do céu!
Descendo até à encosta, esta permite uma vista deslumbrante sobre o Jardim do Mar e o Paul do Mar, á quem revele que na primeira vez que cá esteve, que a sensação é de suster a respiração de espanto, pela magnífica paisagem que se lhes oferece, seja no miradouro do lombo grande ou no lombo da rocha, este último fica logo depois do percurso dos “pés descalços” inserido nos jardins da unidade hoteleira ali existente, uma variedade de emoções em tão curto espaço! E para quem gosta de dar às pernas pode usufruir dos fantásticos percursos pedestres que a freguesia dispõe, como os tão conhecidos percursos que ligam os Prazeres ao Jardim do Mar e ao Paul do Mar, entre outros.
Desde o Lombo do Coelho até ao Jardim Pelado “todos os dias passam tantos Ingleses, quase mais que jovens de cá, porque esses foram para fora, emprego por cá é pouco e o que se tira da terra não dá para viver”, diz a Srª Maria.
Os turistas adoram a nossa freguesia, a nossa hospitalidade, as nossas paisagens, os Prazeres é uma terra que lhes desperta todos os sentidos.
Mas os nossos visitantes não se limitam aos que falam outras línguas, isso nota-se aos domingos de manhã no “mercado dos agricultores” que as visitas vêm dos mais variados sítios, comprar as verduras frescas ou o pão caseiro feito no forno a lenha.
Muitos são também os que procuram um restaurante onde se pode comer o melhor bacalhau da ilha, escolha difícil! Pois existem tantos e todos de excelente qualidade!
Nos dias solarengos quase que obrigatório será passar uma tarde agradável com os miúdos na quinta pedagógica para ver os animais, despertando nos mais miúdos a curiosidade pelo meio rural e aos mais graúdos as lembranças de outros tempos. E quando as tardes são mais frias, são momentos de conversa acompanhados de um chá em frente à lareira, que fazem parte dos rituais dos visitantes mais assíduos e quando para aquecer isto não é suficiente, as tardes crescem e aquecem na companhia de uma sidra quente ou de uns licores! ahh e claro nunca partem sem levar para casa um vinagre premiado!
Somos uma terra de tradições, e comemorar o 1º de Maio nos Prazeres é inevitável! Para quem é do concelho da Calheta sabe bem do que falo, o nosso torneio de futebol é vivido ao rubro!
Não podemos falar dos Prazeres sem mencionar o nosso arraial das Neves, onde as regentes abrem as hostes da festa! Por esta altura é já tradição que os muitos emigrantes, que partiram à procura de uma vida melhor, voltem à sua terra natal passar férias, o reencontro com família e amigos é também ocasião de recordar momentos e alegrias vividas.
Com apenas cerca de 13 km2 é caso para dizer que as freguesias não se medem aos palmos, tão pequena mas com tanto potencial, até temos um clube com atletas internacionais vejam lá!