O Partido Trabalhista Português (PTP) apresentou na Assembleia Legislativa da Madeira um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Medonça de Viveiros, mais conhecido por Sr. Miguel, ocorrido na semana passada. O falecido tinha 89 anos e estava aposentado, tendo sido, durante muitos anos, motorista de uma das companhias de autocarros que efectua serviços na zona Leste da Ilha, tornando-se uma pessoa bastante conhecida.
No referido voto do pesar o PTP relembra o “exemplar percurso político a que ninguém que o conhecia ficava indiferente”, nomeadamente a sua partição cívica desde a revolução de 25 de Abril de 1974, tomando “partido pelos valores da democracia e da liberdade, assumindo a luta pela defesa dos mais pobres e desfavorecidos da nossa terra”.
É também notado o seu combate à colonia: “Iniciou juntamente com o reverendo padre José Martins Júnior na Ribeira Seca, a luta pela defesa dos caseiros no seu direito ao uso da terra. Combateu a forma arcaica de exploração da terra pelos senhorios. Empreendeu juntamente com o padre Martins a verdadeira reforma agrária na ilha da Madeira seguindo à risca o slogan da Revolução dos Cravos “a terra a quem a trabalha”. O seu trabalho foi tão grande que até as forças reacionárias à Revolução, recém-saídas da FLAMA, tiveram que se render às reivindicações populares, tal foi o sucesso alcançado pela luta em prol da justiça social e da democracia”.
Manuel Mendonça Viveiros foi um dos populares que fizeram frente à PSP, na tentativa de ocupação da Ribeira Seca, em a 27 de Fevereiro de 1985.
Termina o voto de pesar do PTP com condolências à família e amigos: “A Região Autónoma da Madeira com o seu falecimento perdeu um dos seus combatentes mais firmes e consequentes, razão pela qual homenageamos a sua pessoa, como forma de agradecimento por todo o seu trabalho e dedicação. A Assembleia Legislativa Regional endereça os mais sinceros pêsames aos seus familiares, amigos e à paróquia da Ribeira Seca em Machico.”