Cátia Vieira Pestana
Cátia Vieira Pestana
O sedentarismo, potenciado pela inatividade física, é o quarto principal fator de risco de morte em todo o mundo. Preocupada com isso, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física.
Segundo esta organização a prática regular de atividade física é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das populações. Uma preocupação que tem encontrado seguidores um pouco por toda a parte. Por estes dias, vivemos em plena revolução dos nossos hábitos e rotinas. Procuramos viver os ideais de “uma mente sã, num corpo são”, cultivamos os bons hábitos alimentares e comportamentais, esvaziamos a mente da toxicidade dos dias corridos e procuramos espaço nas nossas agendas, entre compromissos pessoais, laborais e profissionais, para a prática desportiva. Para muitos, os ginásios são substituídos pelo ar livre, uns por razões económicas, outros pelo apelo a estar em contacto com a natureza, perto do mar, mergulhados no seu universo interior, aliando a prática desportiva ao mindfulness, bem longe da azáfama dos ginásios, dos gritos motivadores dos PT’s e da música ensurdecedora. Uns, que até não gostam tanto de exercício físico, lá se distraem na sua caminhada, enquanto espreitam a paisagem.
Mais ou menos fieis à caminhada ou à corrida, a verdade é que cada vez há mais pessoas na rua, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, faça chuva ou faça sol. Em São Martinho é assim, um pouco por toda freguesia proliferam espaços adequados a variadas práticas desportivas.
A Estrada Monumental é um verdadeiro ginásio ao ar livre e a qualquer hora do dia encontramos dezenas de pessoas na sua prática diária, a pé ou de bicicleta, muito para além dos limites da ciclovia. O mesmo se pode dizer do Caminho Dr. Barreto que, ao final do dia se transforma em passadeira ou da extensa Praia Formosa e respetivo passeio marítimo que nos leva aos limites da freguesia e da cidade e que convida a uma corrida ou passeio tanto ao nascer quanto ao pôr sol, um convite à mente para uma pausa na balbúrdia dos dias e ao corpo para um mergulho revigorante na imensidão do mar. Não esquecendo a Promenade entre o Centromar e o Lido, com a sua paisagem deslumbrante.
Também esta freguesia beneficia de acesso direto ao maior recinto desportivo da Madeira: o mar. Para quem prefere a natação, para além da Praia Formosa, há ainda os complexos balneares da Doca do Cavacas, Ponta Gorda e Lido, para além da praia do Gavinas.
Para os amantes de Trail, toda a freguesia é uma descoberta, desde a Levada dos Piornais, às veredas, não esquecendo os Picos do Funcho, da Lombada, da Arruda, da Cruz e da Igreja.
Para os amantes de futebol, podem dar asas ao seu desporto de eleição e juntar os amigos nos campos da Igreja, da Nazaré, da Praia Formosa ou da escola da Ajuda.
E para aqueles que preferem desportos com raquetes podem exercitar-se nos campos de Paddle, nos Jardins Panorâmicos do Lido, no clube de ténis, nos Barreiros, ou nos velhinhos courts da Quinta Magnólia. Em tempos, esta quinta que fazia as delícias dos amantes do desporto ao ar livre e do lazer, para nosso infortúnio, durante anos assistimos impotentes, com os olhos marejados, à degradação daquele espaço que ainda habita as memórias de muitos. Esperemos que o futuro nos traga de volta a Quinta Magnólia!
Para os mais idosos, temos o Ginásio de São Martinho empenhado no combate ao sedentarismo na terceira idade.
São Martinho conta ainda com o seu próprio ginásio ao ar livre, inaugurado no verão passado, situado nas Virtudes, que convida ao exercício de manutenção.
Na prática desportiva coletiva contamos com o Pavilhão do CAB e Pavilhão dos Barreiros, este último que, à semelhança de outros equipamentos desportivos regionais não apresenta as melhores condições, sobretudo ao nível dos balneários e casas de banhos, mas também neste aspeto é de aguardar por uma nova política desportiva que coloque os olhos também nas modalidades amadoras que movimentam centenas de jovens e adultos um pouco por toda a ilha.
Outras infraestruras desportivas instalaram-se em São Martinho, como o Clube Naval, com as suas piscinas e ginásios, Madeira Magic, estádio dos Barreiros e os diversos ginásios que proliferam nas diversas unidades hoteleiras localizadas na freguesia.
Para aqueles a quem falta a iniciativa pessoal para a prática desportiva basta que estejam atentos às inúmeras atividades propiciadas pela Junta de Freguesia de São Martinho, quer no seu programa “São Martinho Ativo” que movimenta mais de quer no apoio às diversas instituições desportivas.
A oferta desportiva é muita nesta freguesia que se assume ativa e com vida.