A Junta de Freguesia de Machico volta a organizar o concurso dos ‘Maios’, evento que acontece pelo segundo ano consecutivo e que visa perpetuar uma tradição com grande significado na freguesia e na cultura popular regional.
Dando largas à imaginação e de forma espontânea, a população local confecciona bonecos de pano (do tamanho de pessoas), integrados em cenários vistosos, numa sátira que incide sobre aspectos da vida quotidiana. As temáticas são bastante diversas, com destaque para o casamento, a viuvez, a terceira idade, a agricultura, o poder político, ou os vários usos e costumes mais característicos.
Ora, durante o 1.º dia do mês de Maio, os bonecos são colocados, logo ao nascer do sol, à porta de casa ou na berma da estrada, muitas vezes acompanhados de um garrafão de vinho, recordando a tradição de no 1.º de Maio reunir com a família e os amigos para alguns momentos de alegria e divertimento.
Os interessados em participar no concurso fazem uma inscrição prévia, sendo que os seus bonecos são, depois, avaliados por um júri que acaba percorrendo a freguesia. Este é um concurso aberto a todas as idades, sendo apenas requisito essencial residir na freguesia de Machico.