Susana Silva
Susana Silva
Lembro-me bem do meu primeiro dia de escola. Tinha apenas três anos, mas já tinha uma “sede infinita” de conhecimento. Há precisamente 27 anos, dei início à minha formação escolar na EB1/PE Ladeira e Lamaceiros, na freguesia do Arco da Calheta.
A minha mãe lembra sempre esse momento, referindo que viu, praticamente, todas as crianças a chorar agarradas ao vestido das suas mães, mas que eu, na altura, corri pela escola afora de sorriso bem rasgado sem olhar trás. Para além disso, hoje ainda fico envergonhada quando ela menciona que pediu “pelo Amor de Deus” à professora Madalena para que abrisse uma exceção e recebesse as crianças de três anos, porque, imaginem lá, a minha mãe dizia que não me aguentava em casa. Volta e meia, eu agarrava nos poucos lápis que os meus irmãos tinham e desatava a escrever, agarrava-me aos livros deles e tentava ler, enfim, era a tal “sede” por quer saber, que causava algum alvoroço lá em casa…
A EB1/PE Ladeira e Lamaceiros foi a minha escola, a mesma que já escolhi para os meus “futuros filhos”, a mesma que enuncio com enorme orgulho, onde quer que passe. Sempre foi uma escola de sucesso, para tantos outros que seguiram um caminho de sucesso escolar. Sim, porque o sucesso começa pela escola e apoio dos seus docentes e pessoal não docente. Tive sorte, tive uma das melhores professoras, a doutora Regina Capelo, a quem sempre agradeço pela forma como sempre me impulsionou em quer chegar mais além…
Entre peças de teatro, práticas desportivas e passando pela participação no Festival da Canção Infantil (no qual a minha colega Paula Teixeira venceu), a EB1/PE Ladeira e Lamaceiros sempre foi reconhecida por todos.
Destaco o recente projeto “Chá… com amor”, dedicado à produção de chás, nomeadamente funcho, hortelã e erva-príncipe, que se encontra na segunda fase do concurso nacional do Prémio Fundação Ilídio Pinho, sendo já comercializado na Junta de Freguesia da localidade, impulsionando “novos empreendedores”. Para além desta iniciativa, esta escola desenvolveu, recentemente, o projeto “Calheta 4All – Uma levada sem barreiras”, levando os utentes do Centro Social do Arco da Calheta a uma caminhada intergeracional, promovendo, assim, a inclusão e a acessibilidade e dotando os alunos de valores essenciais para a vida.
Saliente-se, igualmente, que este ano a EB1/PE Ladeira e Lamaceiros levou a cabo o 1º Encontro anual da Associação de pais da escola, que contou com a prática de jogos tradicionais, uma banda musical e um almoço convívio, fomentando uma maior cooperação entre pais, alunos, professores e pessoal não docente. Esta escola foi também uma das escolas premiadas no desafio Eco-Escolas “Este Natal ser Guloso dá prémios”, que decorreu no 1.º período.
As iniciativas são muitas e louváveis, como por exemplo a “Missão Pijama” criada pela “Mundos de Vida” com a finalidade de sensibilizar o país e a região para o direito de uma criança crescer numa família, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas. Desta forma, a EB1/PE Ladeira e Lamaceiros transmite novas aprendizagens de cariz educativo e solidário, feitas por crianças que ajudam outras crianças.
Com tudo isto, verifica-se que a EB1/PE Ladeira e Lamaceiros é uma escola especial, composta por docentes e pessoal não docente, também ele especial, que muda e transforma a vida das crianças e de adultos, como eu, que temos saudades da nossa escola, da nossa infância, e sobretudo daquele espaço que viu os nossos sonhos crescerem.