Paulo Andrade
Paulo Andrade
O dia 02 de julho de 2018 marcou mais um importante dia para a Ribeira Brava.
Depois de nos últimos dias se terem terminado os preparativos para as “Festas de São Pedro – Ribeira Brava 2018”, a consequente realização do evento e com isso também a preparação para a época balnear, eis a hora do concelho voltar a exibir a bandeira azul nas suas praias.
Neste caso, a contemplada é a praia da vila da Ribeira Brava, que mereceu assim o reconhecimento, enquanto espaço de excelência para utilização nesta época balnear, cumprindo, desde modo, os padrões exigidos em 4 grandes critérios. Estes referem-se à “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e de equipamentos”, bem como aspetos referentes à “segurança e serviços”.
Assim, o visitante, a partir de agora, encontra, no nosso concelho, uma praia credenciada onde pode passar bons momentos com amigos ou em família. Este é mais um ponto de atração e de qualidade que a Ribeira Brava oferece a todos aqueles que a procuram, quer sejam munícipes como visitantes. De reforçar que a praia da Ribeira Brava é a única da costa oeste a exibir, este verão, bandeira azul.
Espero, naturalmente, que todos quantos pela Ribeira Brava passarem, nos meses de verão, possam viver experiências aprazíveis nas suas praias, tanto na que dispõe de bandeira azul, bem como na praia da Fajã dos Padres ou no Calhau da Lapa, espaços balneares também de eleição.
Como o concelho não se resume apenas à praia e atendendo a que, dentro das funções autárquicas, as questões do ambiente e da proteção civil estão no plano das minhas responsabilidades, endereço um convite ao leitor para visitar também as nossas zonas altas e o interior do concelho da Ribeira Brava. Temos um município verde, com paisagens encantadoras e miradouros que permitem contemplá-las. Enfim, Furna, Espigão, Trompica, Encumeada, Candelária, sítios maravilhosos que valem a pena visitar este verão e todo o ano. Desafio-o(a) a partir ao encontro desta “terra de sonho e de tradição”, na certeza de que irão gostar.
Apelo, por fim e de forma muito vincada, à consciência para a proteção do ambiente. É importante, nestas fases de maior calor, não deixar expor as nossas áreas verdes a catástrofes como são os incêndios, por exemplo. Não faça queimadas que não cumpram as regras. É fundamental preservar as serras, as nossas praias e zonas urbanas de fatores poluidores. Contemple, disfrute, passe momentos únicos. Mas deixe, tanto as nossas praias, como as nossas serras tal como as encontrou. Assim, tudo se encaminha para que a Ribeira Brava possa manter a fasquia e continue a ostentar honrosamente a bandeira azul e a ser um concelho verde. Todos os créditos alcançados serão, na altura, partilhados consigo, por ter feito parte da preservação do património natural do concelho. Gostaria no final deste verão dar-lhe conta do seu papel e impacto positivo do seu comportamento para termos atingido esse objetivo. Pense nisso…