Márcio Correia
Márcio Correia
Muito se tem falado nos últimos tempos de “índices de transparência”, e da classificação que a Câmara Municipal do Porto Moniz conseguiu neste ranking tornado público. Aproveito este espaço para, desta forma, poder clarear alguns olhares mais turvos.
Começo, como não podia deixar de ser, pelas piscinas naturais da freguesia do Porto Moniz. Estas piscinas são dotadas da água mais transparente da Europa. Ostentando há 22 anos, 16 consecutivos, o galardão da bandeira azul, que comprova, com testes fidedignos e reconhecidos, a qualidade daquelas águas. É uma infra-estrutura premiada a nível europeu, da qual todos os madeirenses se deviam orgulhar.
Continuando na transparência, palavra muito em voga nos últimos tempos: a água potável do concelho foi classificada a nível regional, num ranking que engloba todos os municípios, como aquela que apresenta o melhor índice de qualidade. Somos dos concelhos que mais água produz, mas não basta fazê-lo em quantidade, também sabemos fazê-lo com qualidade.
As nossas levadas, onde correm as águas mais puras e cristalinas, que acompanham as melhores e mais deslumbrantes vistas que a nossa ilha tem para oferecer.
O nosso aquário, único do género na região, dá a oportunidade a todos os madeirenses e àqueles que nos visitam, a oportunidade conhecer as espécies marinhas endémicas das nossas águas limpas e transparentes. Um investimento musculado de outros tempos da nossa autarquia, que tem vindo a ser gerido com elevação.
Não seria digno falar de transparência e esquecer uma menção ao nosso porto de abrigo. Nascido há mais de 100 anos, é hoje, com uma “cara renovada”, o mais seguro de toda a costa norte, oferecendo todas as condições e robustez que uma obra do género deve ter. Se ali existisse uma marina, seria certamente a “Marina do Lugar de Cima” tal é a qualidade e segurança que o mesmo proporciona.
Muito mais haveria a dizer sobre aquilo que realmente é transparente, mas esta é a verdadeira transparência que temos para oferecer. Esta é a transparência que realmente nos interessa e é também por ela que as nossas gentes se movem todos os dias.
Quem por aqui passa nunca esquece, com certeza, toda esta nossa transparência.