O desabafo é assumido pelo presidente da Junta de Freguesia de Água de Pena, no concelho de Machico, nas vésperas de assinalar o seu 482.º aniversário. A falta de verbas e o orçamento bastante ‘espremido’ levam Daniel Mendonça, no cargo desde Outubro último, a fazer contas para conseguir cumprir o programa a que se propôs.
No imediato, destaca as actividades de Verão para os mais pequenos e os passeios dos idosos, que se juntam à limpeza e manutenção de veredas e dos espaços públicos, trabalhos que são efectuados por dois funcionários do Programa de Ocupação Temporária (POT) do Instituto de Emprego, já que a Junta não conta no seu quadro de pessoal qualquer operacional desta natureza. Mesmo em relação dos POT’s, não conseguem ter os três funcionários possíveis, “pois como somos obrigados a pagar o subsídio de refeição, o contracto interadministrativo de delegação de competências não nos permite”, diz-nos.
Das insfraestruturas que fazem falta à freguesia, Daniel Mendonça pede um parque de merendas, já que seria um excelente complemento aos seus miradouros e outros pontos de interesse que Água de Pena tem para oferecer aos seus fregueses e a quem a visita.
A falta de água de rega é colocada pelo autarca à cabeça dos problemas que as gentes da freguesia mais reclamam na Junta. Ao presidente resta o papel de fazer as diligências necessárias para que os problemas sejam resolvidos rapidamente, já que, aponta o próprio, esta situação “deve-se à falta de manutenção das levadas, pela entidade gestora, a Águas e Resíduos da Madeira (ARM)”.
Para amanhã, dia de aniversário, a Junta de Freguesia preparou uma cerimónia solene, para a qual convida toda a população, realçando a homenagem que será feita a diversas personalidades da freguesia, que se destacaram nas mais variadas áreas, do desporto, ao social.