Uma acção de limpeza no Calhau da Lapa juntou um amontoado de lixo que se encontrava espalhado na pequena área balnear e de lazer, entre o calhau e as zonas envolventes. A recolha foi feita pela equipa de limpeza urbana da Câmara Municipal da Ribeira Brava, no âmbito dos trabalhos de preparação da época balnear, para oferecer melhores condições aos banhistas que visitam este ex-líbris do município, sobretudo durante o Verão.
Electrodomésticos, ferro, madeira e entulho acumulados no calhau com o passar do tempo foram recolhidos e trazidos para o cais da Ribeira Brava, onde foi feita a primeira seleção dos resíduos, seguindo depois para a estação de tratamento da Meia Légua.
Os trabalhos visam ainda a limpeza da vegetação da vereda de acesso ao Calhau da Lapa, recentemente alvo de obras de melhoramento, com a pavimentação da vereda feita em empedradas de basalto liso ou de ‘calçada pé-de-boi’ e a colocação de varanda em toda sua extensão.
Uma obra da tutela do município da Ribeira Brava, num investimento total de 130 mil euros mais IVA, sendo 75 mil euros assegurados pelo orçamento municipal e 55 mil pela ADRAMA, ao abrigo do PRODERAM.
Além desta intervenção, a autarquia vai proceder, nos próximos dias, a pequenas reparações, dentro das suas possibilidades financeiras, para oferecer as melhores condições aos utilizadores deste espaço que já é conhecido além-fronteiras.