É mais uma resposta social, por parte da Câmara Municipal, à população do Porto Moniz. O programa ‘Achadas Viva’ tem por objectivo a disponibilização de actividades lúdicas, momentos de convívio, confraternização e de troca de experiências entre a população da freguesia das Achadas da Cruz, uma das menos povoadas da Madeira.
Este é mais um projecto do Gabinete de Apoio ao Idoso, criado pelo executivo socialista que gere actualmente os destinos do Porto Moniz, e que disponibiliza, todos os dias, serviços de apoio à população idosa. Para tal, conta com uma equipa multidisciplinar que acompanha os idosos do concelho nos mais diversos contextos.
Ao ‘Diário das Freguesias’, o presidente da Câmara, Emanuel Câmara, realçou que “este trabalho de proximidade permite ao Município aferir, in loco, as reais necessidades dos nossos munícipes, com enfoque na população idosa que se debate, em alguns casos, com problemas de falta de autonomia e isolamento”. O edil prosseguiu referindo que “foi na sequência deste trabalho diário que verificámos a existência de uma vontade expressa, por parte da população da freguesia das Achadas da Cruz, em participar numa série de momentos que lhes permitisse sair de casa e conviver com os vizinhos, amigos e familiares”.
De resto, esta é mais uma das iniciativas incluída no plano de actividades do referido Gabinete, que visa o combate ao sedentarismo, a promoção do envelhecimento activo e o reavivar de tradições, proporcionando aos idosos não apenas uma série actividades lúdicas, momentos de convívio e confraternização, como também a partilha de experiências.
A vereadora Graciela Silva, que tem na sua alçada o Gabinete de Apoio ao Idoso, esteve presente no primeiro dia de actividades e manifestou a sua satisfação pela adesão significativa da população a mais uma iniciativa social da autarquia.
Depois das aulas de actividades físicas gratuitas, disponibilizadas duas vezes por semana, pela Câmara Municipal, destinadas aos idosos com mais de 65 anos de idade, a população da freguesia das Achadas da Cruz tem agora mais um motivo para não se deixar ficar em casa.