António Jorge
António Jorge
Uma das mais antigas freguesias, estendida do mar à serra, é, simultaneamente, a mais pequena do concelho, com apenas 5,15 km2, e onde vive cerca de 11% da população do concelho de Machico.
Uma vez que «contra factum non datur argumentum», ei-los.
Enquanto outras freguesias se debatem com uma fraca taxa natalidade, acompanhada de um decréscimo acentuado de população infantojuvenil, a freguesia de Água de Pena contaria esta tendência das restantes. No presente, conta com 1 infantário com 55 crianças dos 1 aos 4 anos e 1 escola EB1PE com 101 crianças dos 4 aos 10 anos, totalizando 156 crianças na faixa etária dos 1 aos 10 anos de idade. Por estes dados e factos, esta freguesia deveria ser olhada pelas instâncias superiores de uma outra forma: a Escola EB1PE necessita urgentemente de uma intervenção profunda, ou mesmo uma nova Escola feita de raiz, pois a freguesia, para além deste número de crianças digno de registo, conta também com vários Conjuntos Habitacionais, à volta de 5, superando mesmo o próprio Concelho nesta matéria, tendência que será para aumentar o número de habitantes.
Uma freguesia que outrora fora pioneira e talvez única com um complexo turístico como a “Matur”, hoje, «voltada ao abandono” e longe dos tempos áureos, tem uma população digna de registo, bem como um número significativo de infraestruturas.
Destaquemos outras mais-valias:
Parque Desportivo de Água de Pena: oferece um leque variado de opções para a prática de atividade física e desportiva.
O supermercado Modelo/Continente/Worten: empreendimento comercial.
O miradouro de Spotting: criado recentemente e que permite aos amantes desta “modalidade” imagens únicas dos aviões antes e após a descolagem e aterragem.
Campo de Golfe do Santo da Serra: é nesta freguesia que se encontra a maior área de relvado para a prática da modalidade.
Extensão da pista do aeroporto: uma das mais complexas obras de engenharia realizadas em Portugal, tendo mesmo sido considerada a obra do século.
Igreja Matriz de Santa Beatriz: uma igreja Barroca reconstruída em 1745, no lugar de uma capela do século XVI.
Capela dos Sagrado Coração de Jesus (Capela dos Cardais): mandada edificar em 1907 pelo Cónego Henrique Modesto de Bettencourt.
Fonte do Seixo: local emblemático desta freguesia.
Para terminar, não poderia deixar de falar do miradouro de Francisco Álvares de Nóbrega, o “Camões Pequeno”: segundo Horácio Bento de Gouveia, «o maior poeta ilhéu do século XVIII». Este miradouro é paragem obrigatória para quem visita a freguesia e para poder contemplar: «Na fralda de dois íngremes rochedos, / Que levantam aos Céus fronte orgulhosa, / Existe de Machim a Vila idosa / Povoada de escassos arvoredos», uma das mais belas vistas de Machico.
Água de Pena, uma freguesia que merece ser mais conhecida e potenciada!