Nos dias 13 e 14 de Abri,acontece na freguesia da Ilha, a XVIII Exposição Regional do Limão.
A abertura oficial do certame marcada está para sábado (13 de Abril), pelas 17 horas, no Polidesportivo da Freguesia da Ilha, com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.
Pelas 17h30, no auditório da Casa do Povo da Ilha, decorrerá a conferência ‘Quanto vale o limão produzido na Madeira?’, que terá como oradores convidados, o engenheiro Fábio Ascarini, investigador do Banco Germoplasma ISOPlexis/Germobanco – Universidade da Madeira, o Chef Hugo Dória da Quinta do Furão, o enfermeiro Beto Martins, especialista em enfermagem comunitária e pelo presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo da Ilha, António Trindade, que fará a moderação e comentário.
Em simultâneo à conferência, realizar-se-á pelo segundo ano uma prova cega de licores e sobremesas de limão, fazendo parte do júri, representantes da equipa da Enomania e da câmara de provadores – AgroSenseLab.
Passando a parte formal, a animação tem início com Catarina Melim, seguindo-se o já característico concurso de dança, que contará com a participação de sete grupos de dança de carácter amador, representativos de toda a região. Pelas 22h30, o espectáculo está a cargo do artista regional, Rúben Aguiar e banda, terminando a noite com as batidas do DJ Márcio Nóbrega.
No domingo (14 de Abril), o programa inicia-se com a missa dominical às 08h30, seguindo-se das 10 às 13 hora, o programa da Rádio Festival ‘Músicas do Arco da Velha’, que contará com a presença de vários artistas regionais que animarão a manhã de domingo. A tarde inicia-se com a voz de Mónica Ascensão e a animação e cor da associação Geringonça.
Pelas 14 horas, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios aos agricultores, que será presidida pelo residente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
A Festa do Despique, iniciativa muito apreciada pelo público madeirense, está agendada para as 14h30 e será acompanhada musicalmente, pelo grupo de acordeonistas da Casa do Povo da Ponta de Sol, pelo grupo Amigos da Gaita da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos e por todos aqueles repentistas que queiram juntar-se à festa.
A partir das 16h30, o palco é ocupado pela artista nacional Quina Barreiros, com o seu acordeão e acompanhada das suas bailarinas, seguindo-se a actuação do grupo de folclore da Casa do Povo de Santana. Para terminar a animação da XVIII Exposição Regional do Limão, terá lugar um espectáculo do artista Roni de Melo.