A aluna Maria Inês Camacho, da EB1/PE das Figueirinhas, ficou em 1.º lugar a nível nacional (ex aequo com outros 8 alunos de Portugal) na competição ‘Canguru Matemático sem Fronteiras’.
Participaram 13 945 alunos neste nível na competição (4º ano – Mini-Escolar-III). A coordenadora do projecto nesta escola, professora Vanda Franco, é da opinião que esta iniciativa deve continuar pois estimula o gosto e o estudo pela Matemática, tenta que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e ainda que percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
Refira-se ainda que a prova consiste na resolução de situações problemáticas na área da matemática.
A Associação ‘Canguru sem Fronteiras’ é uma associação de carácter internacional e tem como objectivo promover a divulgação da matemática elementar e é responsável pela organização anual do Concurso Canguru.Matemático em todos os países participantes.
Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como olimpíadas.
Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.