Marília Franco, aluna da Escola Básica e Secundária de Machico, foi eleita a melhor delegada do Madeira_MUN 2022.
A informação foi divulgada por aquele estabelecimento de ensino, que participou na 3.ª edição do Madeira_MUN, um evento organizado pelo programa Parlamento Jovem da Escola Secundária Jaime Moniz, que teve lugar no passado dia 22 de Abril, na Assembleia Legislativa da Madeira.
Nesta edição do MUN debateu-se o tema das ‘Fake News: o impacto da desinformação na comunicação e entendimento globais’.
A escola de Machico fez-se representar por 18 alunos, que desempenharam o papel de delegados de 18 países com posições diferentes em relação ao entendimento e actuação perante as ‘fake news’. Tópicos como a educação, a legislação e a verificação de factos foram apresentados e argumentados, daí resultando uma proposta de Resolução Final, depois aprovada por unanimidade.
Desta iniciativa, há a salientar a experiência, bem como a preparação, o empenho e a intervenção dos delegados. Neste sentido, foram atribuídas menções honrosas e eleito o melhor delegado do Madeira_MUN 2022, prémio atribuído à aluna da Escola Básica e Secundária de Machico, Marília Franco, delegada do Canadá. Também a delegada da Tunísia, Francisca Pão, da mesma escola, foi distinguida com uma das três menções honrosas atribuídas.