Entre os dias 23 e 18 de Maio decorreu a final online do campeonato SUPERTMATIK, no qual a Escola do 2.º e 3.º ciclos do Caniço esteve representa com 11 dos seus alunos, dos 2.º e 3.º ciclos, na competição Cálculo Mental, um concurso destinado a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas.
Os torneios SUPERTMATIK aliam as componentes didáctica e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem, com o objectivo de fomentar o interesse pela aprendizagem, ao mesmo tempo que contribui para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos e para o reforçar da componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem, sem descurar a promoção do convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.
O SUPERTMATIK apresenta um leque variado de categorias que vão desde as línguas, às ciências exactas, passando pela história, a geografia, entre outros, num total de 11 campeonatos, onde se integra o já referido campeonato internacional Cálculo Mental, que mais não é do que um jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da matemática para os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.
Refira-se que a final desde concurso online envolveu mais de 268 mil alunos de várias nacionalidades.
Os alunos da escola do 2.º e 3.º ciclos da Escola do Caniço que participam nesta competição foram reparados para o efeito ao longo de todo o ano letivo. Os docentes organizam, nas aulas de Matemática, de Apoio ao estudo e no clube de Matemática momentos de jogo, onde os alunos jogam com os baralhos de cartas, entre si, ou online em www.supertmatik.net.
Em jeito de eliminatória selectiva, é realizado um campeonato interno entre alunos do mesmo ano de escolaridade e os dois alunos vencedores de cada ano são inscritos na final online.
O aluno Jorge Emanuel Moreira Correia sagrou-se campeão mundial de Cálculo Mental do seu escalão. Obteve o primeiro lugar, entre os 31 500 participantes do seu escalão, resolvendo as 15 expressões que lhe foram apresentadas em, aproximado de 43 segundos. No ano lectivo 2016-2017 tinha ficado em 17.º lugar, entre 29 230 participantes.
Ainda no mesmo escalão o aluno João Lucas Andrade ficou em 45.º lugar.
É de salientar que dos 11 alunos da escola que participaram no campeonato, nesta categoria, 5 ficaram entre os 100 primeiros lugares, entre 182 140 participantes de 2.º e 3.º ciclos, de várias nacionalidades.