Decorreu no passado dia 11 deste mês de Fevereiro, na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta, a conferência ‘A Transição Ecológica dos Alunos para o 10.º Ano’, tendo como orador o Doutor João Viveiros, Investigador da AICA e Professor de Matemática do Ensino Secundário.
Este evento foi promovido pela Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), em parceria com o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social da Calheta, contando com o apoio da Câmara Municipal da Calheta e da Equipa de Coordenação de Formação Permanente e Contínua da Escola e a colaboração do Presidente do Conselho Executivo da Escola.
Na sessão participaram docentes e alunos do 9.º ano de Escolaridade.
No período da tarde o professor João Viveiros deslocou ao Polo da Fajã para abordar o mesmo tema aos alunos do 9.º ano.
De salientar que o debate na conferência esteve relacionada com o processo de transição para o Ensino Secundário, que é experienciado por muitos alunos como um processo difícil e até traumático para alguns alunos.
São muitas as mudanças que acontecem naquele processo, transportando o aluno para contextos diferentes daqueles a que estava habituado.
Neste sentido, concluiu-se que um aluno esclarecido sobre este processo terá mais facilidades para ultrapassar os obstáculos e assim, adaptar-se melhor às novas realidades do seu percurso escolar.
Em síntese, na conferência discutiram-se os processos de transição para o Ensino Secundário; as percepções dos professores de Matemática sobre essa transição, bem como as percepções e as emoções dos alunos sobre o insucesso no 10.º ano. Abordados foram também os percursos de ensino e aprendizagem, sendo o momento aproveitado para abordar a problemática associada à transição para o 10.º ano de modo que esta fosse caracterizada como uma transição ecológica.
Foram apresentados os estudos que são feitos noutros países para minimizar o impacto da transição e as percepções dos professores sobre os alunos nessa transição.