No âmbito das iniciativas do ‘Clube Liga-te’, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, alguns alunos do 9.º ano preparam para esta semana um conjunto de actividades extra curriculares com o objectivo de sensibilizarem a comunidade educativa para os malefícios do tabaco.
Esta iniciativa, que teve início ontem, prolonga-se até ao próximo dia 19 e surge associada ao Dia Mundial do Não Fumador, que se assinala no próximo sábado, 17 de Novembro. Estão previstas algumas exposições e outras actividades destinadas, sobretudo, aos alunos do 7.º ano.
De acordo com António Pereira, o professor responsável pelo projecto, “procuramos que sejam os alunos mais velhos a fazerem a sensibilização dos mais novos, neste caso, os de 9.º ano sensibilizam os de 7.º ano”, esclareceu-nos, já que assim, disse-nos os resultados são sempre mais satisfatórios. De acordo com o nosso interlocutor, o projecto ‘Liga-te’tem abrangência nacional, tendo já conhecido várias designações, sendo que a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares está envolvida em iniciativas deste género há mais de 19 anos.
Embora ao longo de todo o ano sejam realizadas várias acções para todos os alunos, o certo é que “os dias assinalados são sempre uma oportunidade para o desenvolvimento de um maior número de acções”, referiu-nos. Este ano não é excepção.
Das actividades que vão decorrer nos próximos dias, preparadas pelas alunas de 9.º ano Catarina Gonçalves, Fátima Ferreirinha e Joana Capelinha, esta última destaca a pequena feira que vão realizar no dia 19, no recreio da escola, e que além de ser um momento importante para a sensibilização contra o tabaco. Ligada ao projecto há vários anos, esta aluna revela-nos que os seus objectivos são “mostrar aos meus colegas os malefícios do cigarro e provar que podemos ser felizes sem fumar”, disse-nos.