• Santa Cruz
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Escola Gonçalves Zarco aderiu ao movimento ‘Global School Play Day’
5 Fevereiro, 2026

Alunos de Santa Cruz integram Projecto Escolas 900 anos

6 Fevereiro às 13:19

FOTO ARQUIVO/ASPRESS

Os alunos do 12.ºA e 12.ºB da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz participaram numa actividade de leitura e debate integrada no projeto Escolas 900 anos, no âmbito das Comemorações Portugal 900 anos. A iniciativa possibilitou o contacto direto com dois autores centrais do programa comemorativo.

A actividade foi dinamizada pela professora Liseta Neto e culminou com o encontro com os professores João Paulo Oliveira e Costa, que se deslocou propositadamente à Região, e Luísa Antunes Paolinelli. Ambos são autores das obras trabalhadas pelos alunos e membros da Comissão Portugal 900 anos, responsável pela concepção e acompanhamento científico das comemorações. As autores juntou-se ainda Cátia Vieira Pestana, investigadora e membro da direcção da ADEGI – Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares, entidade parceira para as Comemorações Portugal 900 anos.

De acordo com nota enviada à imprensa, ao longo da sessão, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir da leitura de várias obras dos dois autores, “revelando domínio dos textos, capacidade de análise e sentido crítico”. “O encontro foi num espaço de diálogo, com os estudantes a questionarem interpretações, a confrontarem perspectivas e a discutirem opções temáticas e metodológicas directamente aos escritores, a partir das apresentações realizadas”, aponta a ADEGI.

A actividade destacou-se pela articulação entre leitura autónoma e orientada, produção crítica dos alunos e contacto directo com os autores, “reforçando o papel da escola como espaço de debate cultural informado e de participação activa nos grandes projetos nacionais de memória e reflexão histórica”.

As Comemorações Portugal 900 anos assinalam os nove séculos da fundação de Portugal através de um programa nacional que cruza investigação histórica, produção cultural e intervenção educativa. Entre as acções previstas destacam-se conferências, publicações, exposições e projectos dirigidos às escolas, como o Escolas 900 anos, que procura aproximar os alunos da reflexão contemporânea sobre a história e a identidade do país.

Share
Andreia Dias Ferro
Andreia Dias Ferro

Publicações relacionadas

5 Fevereiro, 2026

Escola Gonçalves Zarco aderiu ao movimento ‘Global School Play Day’


Ler mais
4 Fevereiro, 2026

São Pedro prepara geminação com São Pedro Fins, na Maia


Ler mais
4 Fevereiro, 2026

Pinheiros da Aldeia Natal são replantados no Curral das Freiras


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Alunos de Santa Cruz integram Projecto Escolas 900 anos
  • Escola Gonçalves Zarco aderiu ao movimento ‘Global School Play Day’
  • Campanário inicia audiências com a população nas zonas altas
  • São Pedro prepara geminação com São Pedro Fins, na Maia
  • Pinheiros da Aldeia Natal são replantados no Curral das Freiras
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.